Referências de células no Excel - tutorial fácil do Excel

Índice

Referência relativa | Referência absoluta | Referência mista

Referências de células em Excel são muito importantes. Entenda a diferença entre referência relativa, absoluta e mista, e você está no caminho para o sucesso.

Referência Relativa

Por padrão, o Excel usa referências relativas. Veja a fórmula na célula D2 abaixo. A célula D2 faz referência (aponta para) a célula B2 e a célula C2. Ambas as referências são relativas.

1. Selecione a célula D2, clique no canto inferior direito da célula D2 e ​​arraste-o para baixo para a célula D5.

A célula D3 faz referência à célula B3 e à célula C3. A célula D4 faz referência à célula B4 e à célula C4. A célula D5 faz referência à célula B5 e à célula C5. Em outras palavras: cada célula faz referência a seus dois vizinhos à esquerda.

Referência Absoluta

Veja a fórmula na célula E3 abaixo.

1. Para criar um referência absoluta na célula H3, coloque um símbolo $ antes da letra da coluna e do número da linha ($ H $ 3) na fórmula da célula E3.

2. Agora podemos arrastar rapidamente essa fórmula para as outras células.

A referência à célula H3 é fixa (quando arrastamos a fórmula para baixo e transversalmente). Como resultado, os comprimentos e larguras corretos em polegadas são calculados. Visite nossa página sobre referência absoluta para saber mais sobre este tipo de referência.

Referência mista

Às vezes, precisamos de uma combinação de referência relativa e absoluta (referência mista).

1. Veja a fórmula na célula F2 abaixo.

2. Queremos copiar esta fórmula para as outras células rapidamente. Arraste a célula F2 em uma célula e observe a fórmula na célula G2.

Você vê o que acontece? A referência ao preço deve ser uma referência fixa à coluna B. Solução: coloque um símbolo $ antes da letra da coluna ($ B2) na fórmula da célula F2. De maneira semelhante, quando arrastamos a célula F2 para baixo, a referência à redução deve ser uma referência fixa à linha 6. Solução: coloque um símbolo $ na frente do número da linha (B $ 6) na fórmula da célula F2.

Resultado:

Nota: não colocamos um símbolo $ na frente do número da linha de $ B2 (desta forma, permitimos que a referência mude de $ B2 (Jeans) para $ B3 (Camisetas) quando arrastamos a fórmula para baixo). De forma semelhante, não colocamos o símbolo $ na frente da letra da coluna de B $ 6 (desta forma, permitimos que a referência mude de B $ 6 (janeiro) para C $ 6 (fevereiro) e D $ 6 (março) quando arrastamos a fórmula).

3. Agora podemos arrastar rapidamente essa fórmula para as outras células.

As referências à coluna B e linha 6 são fixas.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

wave wave wave wave wave