Suavização Exponencial no Excel - Tutorial Fácil do Excel

Índice

Este exemplo ensina como aplicar suavização exponencial para uma série temporal em Excel. A suavização exponencial é usada para suavizar irregularidades (picos e vales) para reconhecer facilmente as tendências.

1. Primeiro, vamos dar uma olhada em nossa série temporal.

2. Na guia Dados, no grupo Análise, clique em Análise de Dados.

Nota: não consegue encontrar o botão Análise de dados? Clique aqui para carregar o suplemento Analysis ToolPak.

3. Selecione Suavização exponencial e clique em OK.

4. Clique na caixa Intervalo de entrada e selecione o intervalo B2: M2.

5. Clique na caixa Fator de amortecimento e digite 0,9. A literatura frequentemente fala sobre a constante de suavização α (alfa). O valor (1- α) é denominado fator de amortecimento.

6. Clique na caixa Intervalo de saída e selecione a célula B3.

7. Clique em OK.

8. Faça um gráfico desses valores.

Explicação: como definimos alfa como 0,1, o ponto de dados anterior recebe um peso relativamente pequeno, enquanto o valor suavizado anterior recebe um peso grande (ou seja, 0,9). Como resultado, picos e vales são suavizados. O gráfico mostra uma tendência crescente. O Excel não pode calcular o valor suavizado para o primeiro ponto de dados porque não há nenhum ponto de dados anterior. O valor suavizado para o segundo ponto de dados é igual ao ponto de dados anterior.

9. Repita as etapas 2 a 8 para alfa = 0,3 e alfa = 0,8.

Conclusão: Quanto menor o alfa (maior o fator de amortecimento), mais os picos e vales são suavizados. Quanto maior o alfa (menor o fator de amortecimento), mais próximos os valores suavizados estão dos pontos de dados reais.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

wave wave wave wave wave