Como usar a função PROCV - Fórmulas fáceis do Excel

Índice

Correspondência exata | Correspondência aproximada | Vlookup parece certo | Primeira partida | Vlookup não diferencia maiúsculas de minúsculas | Critérios múltiplos | # N / A erro | Várias tabelas de pesquisa | Índice e correspondência | Xlookup

O Função VLOOKUP é uma das funções mais populares em Excel. Esta página contém muitos exemplos fáceis de seguir VLOOKUP.

Combinação exata

Na maioria das vezes, você está procurando uma correspondência exata quando usa a função PROCV no Excel. Vamos dar uma olhada nos argumentos da função VLOOKUP.

1. A função PROCV abaixo procura o valor 53 (primeiro argumento) na coluna mais à esquerda da tabela vermelha (segundo argumento).

2. O valor 4 (terceiro argumento) diz à função VLOOKUP para retornar o valor na mesma linha da quarta coluna da tabela vermelha.

Nota: o booleano FALSE (quarto argumento) diz à função VLOOKUP para retornar uma correspondência exata. Se a função PROCV não encontrar o valor 53 na primeira coluna, ela retornará um erro # N / A.

3. Aqui está outro exemplo. Em vez de retornar o salário, a função VLOOKUP abaixo retorna o sobrenome (o terceiro argumento é definido como 3) da ID 79.

Partida Aproximada

Vamos dar uma olhada em um exemplo da função VLOOKUP no modo de correspondência aproximada (quarto argumento definido como TRUE).

1. A função PROCV abaixo procura o valor 85 (primeiro argumento) na coluna mais à esquerda da tabela vermelha (segundo argumento). Só existe um problema. Não há valor 85 na primeira coluna.

2. Felizmente, o booleano TRUE (quarto argumento) informa a função VLOOKUP para retornar uma correspondência aproximada. Se a função PROCV não encontrar o valor 85 na primeira coluna, ela retornará o maior valor menor que 85. Neste exemplo, esse será o valor 80.

3. O valor 2 (terceiro argumento) diz à função VLOOKUP para retornar o valor na mesma linha da segunda coluna da tabela vermelha.

Observação: sempre classifique a coluna mais à esquerda da tabela vermelha em ordem crescente se você usar a função VLOOKUP no modo de correspondência aproximada (quarto argumento definido como TRUE).

Vlookup parece certo

A função VLOOKUP sempre pesquisa um valor na coluna mais à esquerda de uma tabela e retorna o valor correspondente de uma coluna à direita.

1. Por exemplo, a função PROCV abaixo procura o nome e retorna o sobrenome.

2. Se você alterar o número do índice da coluna (terceiro argumento) para 3, a função VLOOKUP procura o primeiro nome e retorna o salário.

Observação: neste exemplo, a função VLOOKUP não pode pesquisar o nome e retornar o ID. A função VLOOKUP apenas olha para a direita. Não se preocupe, você pode usar INDEX e MATCH no Excel para fazer uma pesquisa à esquerda.

Primeira partida

Se a coluna mais à esquerda da tabela contiver duplicatas, a função VLOOKUP corresponderá à primeira instância. Por exemplo, dê uma olhada na função VLOOKUP abaixo.

Explicação: a função VLOOKUP retorna o salário de Mia Clark, não Mia Reed.

Vlookup não diferencia maiúsculas de minúsculas

A função VLOOKUP no Excel executa uma pesquisa que não diferencia maiúsculas de minúsculas. Por exemplo, a função PROCV abaixo pesquisa MIA (célula G2) na coluna mais à esquerda da tabela.

Explicação: a função VLOOKUP não diferencia maiúsculas de minúsculas, por isso procura MIA ou Mia ou mia ou miA, etc. Como resultado, a função VLOOKUP retorna o salário de Mia Clark (primeira instância). Use INDEX, MATCH e EXACT no Excel para realizar uma pesquisa com distinção entre maiúsculas e minúsculas.

Critérios Múltiplos

Você deseja pesquisar um valor com base em vários critérios? Use INDEX e MATCH no Excel para realizar uma pesquisa de duas colunas.

Observação: a fórmula de matriz acima procura o salário de James Clark, não de James Smith, não de James Anderson.

# N / A erro

Se a função PROCV não encontrar uma correspondência, ela retornará um erro # N / A.

1. Por exemplo, a função PROCV abaixo não consegue encontrar o valor 28 na coluna mais à esquerda.

2. Se desejar, você pode usar a função IFNA para substituir o erro # N / A por uma mensagem amigável.

Observação: a função IFNA foi introduzida no Excel 2013. Se você estiver usando o Excel 2010 ou Excel 2007, simplesmente substitua IFNA por IFERROR. Lembre-se de que a função IFERROR também detecta outros erros. Por exemplo, o #NAME? erro se você acidentalmente digitar incorretamente a palavra VLOOKUP.

Múltiplas tabelas de pesquisa

Ao usar a função PROCV no Excel, você pode ter várias tabelas de pesquisa. Você pode usar a função IF para verificar se uma condição é atendida e retornar uma tabela de pesquisa se TRUE e outra tabela de pesquisa se FALSE.

1. Crie dois intervalos nomeados: Tabela1 e Tabela2.

2. Selecione a célula E4 e entre na função VLOOKUP mostrada abaixo.

Explicação: o bônus depende do mercado (Reino Unido ou EUA) e do valor das vendas. O segundo argumento da função VLOOKUP resolve o problema. Se UK, a função VLOOKUP usa Tabela1, se EUA, a função VLOOKUP usa Tabela2. Defina o quarto argumento da função VLOOKUP como TRUE para retornar uma correspondência aproximada.

3. Pressione Enter.

4. Selecione a célula E4, clique no canto inferior direito da célula E4 e arraste-o para a célula E10.

Nota: por exemplo, Walker recebe um bônus de $ 1.500. Como estamos usando intervalos nomeados, podemos copiar facilmente essa função VLOOKUP para as outras células sem nos preocupar com as referências de célula.

Índice e correspondência

Em vez de usar VLOOKUP, use INDEX e MATCH. Para realizar pesquisas avançadas, você precisará de INDEX e MATCH. Talvez este seja um passo longe demais para você neste estágio, mas mostra uma das muitas outras fórmulas poderosas que o Excel tem a oferecer.

Xlookup

Se você tiver o Excel 365, use XLOOKUP em vez de VLOOKUP. A função XLOOKUP é mais fácil de usar e tem algumas vantagens adicionais.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

wave wave wave wave wave